Um pouco de tempero faz bem e é bom!

 

Quem gosta de cozinhar sabe a importância que os temperos têm. O tempero sempre será essencial para o sabor da comida. Mas entre tantas opções de ervas e especiarias, nem sempre é fácil saber quais utilizar nas receitas. A maioria das pessoas conhecem a cebola, o alho e o sal, que formam o trio de ferro da cozinha, sendo utilizados para temperar quase tudo o que fazemos no dia a dia da cozinha. Mas o nosso tópico é inovação, como podemos adquirir novos sabores e aromas em nossa alimentação?

Uma das soluções mais fáceis para transformar pratos comuns em pratos diferentes é utilizando especiarias. Além de proporcionar sabores diferentes nas comidas, as especiarias eram, e ainda são utilizadas na fabricação de alguns cosméticos, óleos e medicamentos. Na época das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos eram muito valorizadas na Europa, pois não podiam ser cultivadas neste continente em função do clima. A evolução generalizou a sua utilização e, tanto as especiarias como as ervas aromáticas, foram-se tornando comuns na nossa alimentação.

A alimentação vegetariana nos faz ter um conhecimento muito mais amplo sobre comidas saudáveis e principalmente, pratos “diferentes” deliciosos que não faz o uso nenhum de carnes. As especiarias são usadas em diversos pratos vegetarianos. Vamos apresentar como utilizar e algumas especiarias que são além do que vocês já conhecem e veja como é simples e rápido para realçar o sabor na sua comida:

  1. Cheire o seu tempero antes de usá-lo: se não estiver fresco ou com cheiro apagado, está velho e é melhor descartar do que tentar usar. (Geralmente, temperos secos bem conservados duram meses).
  1. Toste os temperos na frigideira, ele libera mais aroma e sabor, sendo possível até fazer molhos rapidamente dessa forma (por exemplo: derreta manteiga e cozinhe em fogo baixo folhas de sálvia por alguns minutos na manteiga para ter um molho saboroso para pastas). E temperos inteiros, como cravos e canela, funcionam melhor em pratos que serão cozidos lentamente, pois podem ficar amargos se cozidos muito rápido.
  1. Conheça algumas ervas que podem ser usadas no dia a dia em diversos pratos:
  • Coentro: Perfume agradável, refrescante e sabor marcante. Combina com legumes. Suas sementes são usadas para temperar marinadas.
  • Páprica: Com um sabor adocicado, ele é usado tanto para os pratos salgados como para doces. Combina com legumes e purês.
  • Tomilho: Apreciado nas cozinhas européias, enriquece sopas, molhos de tomate, legumes em geral e terrine.
  • Alecrim: O rei do perfume, seu aroma combina bem com massas.
  • Curry: Feito com uma combinação de 65 tipos de especiarias diferentes. Uso: culinária indiana, arroz.
  • Dill: Tem o sabor voltado para o anis, usado em batatas e saladas verdes. Suas sementes são usadas para temperar vinagres, marinadas e pepinos em conserva.
  • Louro: Combina com sopas, cozidos, e terrines. Uma folha basta para aromatizar o prato.
  • Sálvia: Seu sabor, ligeiramente amargo, combina com legumes secos e molhos.

Além de conferirem e realçarem o sabor particular dos alimentos, tornam pratos muito mais agradáveis, podendo ajudar a facilitar a digestão. Porém,  um dos aspectos mais importantes é que permitem uma redução substancial do sal. Incorporar mais temperos na sua alimentação é saudável. Na Oficinal Alimentos você encontra diversas especiarias, além de pratos deliciosos em que são usados com a maior precisão para dar o sabor perfeito da qualidade. Saiba mais sobre nossos produtos no site https://www.oficinalalimentos.com.br/ e conheça a loja: Rua Felisbino de Lima, 1647 – Cidade Nova, Franca – SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *